Gostou do artigo? Compartilhe!

Por que as mamas doem?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A dor nas mamas é a queixa mais frequente no consultório do mastologista e é chamada de mastalgia.

A mastalgia pode ser cíclica ou acíclica. A mastalgia cíclica ocorre frequentemente antes da menstruação, melhora após a menstruação e afeta as duas mamas. As mamas incham, doem e “encaroçam” durante a menstruação. Corresponde a mais de 80% dos casos de dor nas mamas. E a mastalgia acíclica não está relacionada com o ciclo menstrual e afeta geralmente uma das mamas. Tanto na mastalgia cíclica como na acíclica, a intensidade e a duração da dor são variáveis e a dor pode persistir independentemente da menstruação.

A mastalgia também pode ser manifestação de uma doença cuja origem é extramamária, isto é, não localizada na mama, mas a dor é referida na mama. Corresponde a 10% dos casos.

 

Por que as mamas doem durante a menstruação?

Todo mês o organismo da mulher prepara as mamas para amamentar e o útero para engravidar. Não havendo a gravidez, ocorre a menstruação e as mamas, antes inchadas e doloridas, desincham. Isto ocorre devido, principalmente, a ação de dois hormônios que são produzidos nos ovários: o estrogênio e a progesterona. Portanto, a dor nas mamas durante a menstruação é fisiológica, isto é, é normal! A intensidade e a duração da dor não dependem da quantidade de hormônios produzidos nos ovários. A intensidade e a duração da dor dependem da sensibilidade à dor que é variável de mulher para mulher. O stress e a ansiedade também estão relacionados com a mastalgia. Mulheres com Tensão Pré-menstrual (TPM) podem ter dor mamária. Porém, mais de 80% das mulheres com mastalgia não tem TPM.

 

A dor nas mamas está relacionada com câncer de mama?

A resposta é não. Apenas 2% das mulheres que tiveram câncer de mama referiram a dor como primeiro sintoma. O câncer de mama raramente dói. Por isso, é importante que você faça pelo menos uma mamografia entre os 35 e 40 anos de idade, e, a partir dos 40 anos, anualmente.

 

Alimentos podem provocar dor nas mamas?

Sim. Alguns alimentos podem provocar dor nas mamas quando ingeridos em excesso, entre eles: café, chá mate, chá preto, refrigerantes e chocolate.

 

Como aliviar a dor nas mamas sem tomar medicamentos?

A maioria das pacientes com mastalgia não precisa tomar medicamentos. Basta seguir alguns conselhos:

- Evite o stress e a ansiedade do dia-a-dia: faça alguma atividade que seja prazerosa para você como, por exemplo, caminhar, praticar esportes, passear, ler, assistir a um filme, etc.;

- Evite vícios de postura e esforço físico em excesso;

- Seja otimista e alegre;

- Evite fumar;

- Evite beber em excesso;

- A sua alimentação deve ser saudável e variável;

- Evite ingerir em excesso alimentos que podem provocar a dor nas mamas: café, chá mate, chá preto, refrigerante e chocolate são os principais provocadores de dor nas mamas;

- E lembre-se: MASTALGIA NÃO É CÂNCER!

 

Quando é preciso tomar medicamentos?

Poucas são as situações onde o uso de medicamentos é necessário. Dor intensa nas duas mamas que pode afetar as atividades diária e sexual da paciente é a situação mais frequente.

Além disso, a dor mamária, com menor frequência, não está relacionada com a menstruação ou é extramamária, sendo necessário identificar a causa e tratá-la adequadamente.

Autor

Dr Alberto Luis dos Santos Henriques

Dr Alberto Luis dos Santos Henriques

Mastologista

Especialização em Ginecologia e Obstetrcia no(a) Hospital Leonor Mendes de Barros.